Sobre nós

O Ishtar - Espaço para Gestantes iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2007, com a união de três amigas em torno de um mesmo ideal. As suas próprias experiências de maternidade foram pivô dessa união. Cada uma vivenciou a gestação, parto e maternidade de uma forma diferente, de acordo com seus conhecimentos e instintos, mas uma coisa foi comum às três: a vontade de parir e criar seus filhos de uma forma respeitosa, humanizada. Ao perceberem que esse desejo é bastante comum e crescente - apesar de difícil de concretizar na realidade brasileira atual - decidiram criar um grupo de apoio à gestação e ao parto ativo, na zona sul da Recife/PE.

Foto: As fundadoras do Ishtar - Thayssa Rocha, Ana Katz e Ana Lúcia Toledo em Recife (Março/2008)
Nosso grupo não possui nenhuma conotação religiosa, e seu nome foi escolhido por simbolizar a natureza feminina, pois Ishtar era o nome pelo qual os acádios e, posteriormente, os assírio-babilônicos chamavam a deusa suméria Inanna, personificação do planeta Vênus. Era a deusa do amor, da fertilidade e da guerra.

A logomarca do Ishtar foi construída por Patrícia Merlin e significa uma lua cheia (o círculo), uma placenta (árvore da vida) e as três fundadoras do primeiro Ishtar (bolinhas laranjas espaçadas em triângulo).


No Ishtar as famílias gestantes podem se preparar emocionalmente e com muitas informações para o parto e pós-parto, bem como trocar experiências sobre amamentação e cuidado de filhos, e assim terem a oportunidade de tomar decisões mais conscientes e verdadeiramente protagonizar os seus partos e sua maternidade.

Com a mudança de Thayssa para Belém (em março de 2008), aconteceu o encontro com Andréia Mártyres, psicóloga, mãe e uma pessoa muito sensível, que viabilizou o início da nossa empreitada do Ishtar-Belém, afinal, também já tínhamos mulheres da cidade entrando em contato para saberem mais, trocarem informações e se prepararem para este processo de maneira natural.

Foto: Thayssa e Andréia, fundadoras do Ishtar-Belém (Maio/2008)
O grupo foi abrigado inicialmente por um espaço alternativo em consultório particular, porém, com o passar do tempo o grupo cresceu e fomos acolhidos pela Academia Companhia Athletica, que nos cedeu espaço gratuitamente para realização quinzenal das reuniões de maio de 2008 até final de 2017 - Foram quase 10 anos de uma parceria de muito sucesso!

Foto: Thayssa e Akiko, responsável pelo programa Gestante da Academia CIA Athletica
Em 2018 iniciamos uma nova parceria com ao banco de leite da Santa Casa de Misericórdia, onde promovemos os encontros em periodicidade mensal até o mês de Fevereiro de 2020, quando os encontros presenciais foram suspensos em função da pandemia de COVID-19.
  
Foto: Fechamento da parceria com o Banco de Leite da Santa casa, com a Nutricionista Cynara Melo

Neste período o Ishtar contou com a colaboração de Thayssa, Sabrina, Mireille, Lia e Amanda, que se revezavam para coordenar as reuniões e facilitar a troca de informações entre os participantes.

Retomamos no ano de 2021 os encontros virtuais, na plataforma do GoogleMeet e levando informação através das nossas redes sociais. Neste período contamos com a colaboração de Amanda, Fernanda, Lia, e Thayssa, que se revezaram para fazer lives, coordenar as reuniões e facilitar a troca de informações entre os participantes.

A partir de 2023, com a retomada das atividades presenciais com mais segurança, reiniciamos nossos encontros presenciais. Pra marcar o recomeço fizemos uma live onde falamos inclusive um pouco da nossa história. Quer ver? Ficou gravadinho aqui no nosso insta.

Depois de alguns encontros recebemos um convite da nossa parceira de longos anos, enfa. Luzia Ribeiro e levamos nossos encontro no ano de 2023 para a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, estrutura dentro da Santa Casa de Misericórdia do Pará que abriga mulheres e seus acompanhantes que fazem pré-natal de risco e não moram na capital..

A partir de Fevereiro de 2024, estabelecemos mais uma parceria, agora com a SESMA e Prefeitura de Belém e nossos encontros iniciaram na URE-Saúde da Mulher

Hoje as coordenadoras do Ishtar Belém são: Danielle Moura, Fernanda Pacheco, Lia Glória Leite, Paloma Brasil e Thayssa Rocha. Conheça um pouquinho dessas voluntárias clicando aqui!

Além de Belém, o Ishtar também está presente em cidades de outros quatro estados do Brasil (Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais).

E assim, junto com as famílias e coordenadoras que já passaram por nós, colecionamos vitórias, dificuldades, parceiros, amigos e grandes comadres, que vestem a camisa e abraçam a causa, como deve ser: uma causa feminina. Familiar.